segunda-feira, 11 de julho de 2011

Santo Antônio de Matupi quer se tornar município

Deputado Tony Medeiros
Em reunião no final de semana com a Comissão de Assuntos Municipais, presidida pelo deputado Tony Medeiros (PSL), foram discutidos os principais pontos para a emancipação do distrito de Santo Antônio de Matupi, localizado no município de Manicoré (a 333 quilômetros de Manaus).


O distrito, que está localizado no quilômetro 180 da BR-230, é responsável, segundo dados da Sefaz, por 58% da arrecadação mensal da cidade e se considera economicamente auto-suficiente, motivo que estimulou seus habitantes a se empenharem na luta por sua emancipação. Segundo os moradeores de Santo Antônio do Matupi, o distrito depende mais da assistência de Humaitá, do que de Manicoré.

De acordo com o deputado Tony Medeiros, Matupi possui uma população com mais de 10 mil habitantes. A extração da madeira, a criação de gado e a produção agrícola são as principais atividades econômicas da região, itens considerados fundamentais no Projeto de Lei Complementar 604/10, que dispõe sobre a criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios.

A Comissão de Assuntos Municipais (Comam) da Assembleia Legislativa do Amazonas esteve na localidade, no último final de semana, para ouvir as principais lideranças da região. Elas foram unânimes em afirmar que Matupi, há muito tempo, deixou de ser apenas uma localidade ao longo da rodovia Transamazônica.

O deputado Tony Medeiros afirmou que, hoje, Matupi possui toda a infra-estrutura urbana e logística necessária para se tornar um município, como determina a legislação brasileira. “O distrito de Matupi possui condições e está muito bem estruturado com boas edificações, reunindo os requisitos básicos estabelecidos”, assegurou o deputado, que também prometeu solicitar ao Governo do Estado que envie uma equipe do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) para realizar uma “ação de cidadania” e a população possa adquirir os documentos de identidade, CPF, título de eleitor e certidão de nascimento para, com isso, garantir as condições que permitam a consolidação do distrito como município.

Ascom-Aleam Raimundo Nonato Lopes

Um comentário:

Anônimo disse...

ESPERO QUE OS OUTROS DEPUTADOS QUE JÁ CONHECEM A NOSSA REGIAO SE ESPELHEM EM AÇÕES DESSE TIPO POIS TODOS SABEM QUE DEPENDEMOS DELES PARA ISSO.