Santo Antonio do Matupi é pólo de desenvolvimento

Localizada as margens da BR-230 (Rodovia Federal Transamazônica), a altura do quilômetro 180, razão do apelido, o povoado nasceu na década de 1990, a partir de assentamentos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e agora busca a sua emancipação política, econômica e social, visando transformar-se em município.
Sua principal fonte de renda está relacionada à indústria madeireira, seguida pela pecuária, com o quarto maior rebanho de bovinos do Amazonas, além da agricultura, do comércio e um grande potencial de turismo ecológico e de aventura, inclusive com hotel fazenda, montaria e pesca esportiva. Os principais rios para pesca amadora são Aripuanã, Roosevelt, Manicoré e Rio Branco, que recebem pescadores regionais e de outros Estados.
Matupi possui mais de 30 indústrias madeireiras, além de mercados, supermercados, farmácias, lojas de ferragens, de materiais de construção e agropecuárias, oficinas mecânicas, hotéis, postos de combustíveis, restaurantes, lanchonetes, padarias e templos religiosos de diversas crenças.
Com seu crescente desenvolvimento, todos os dias chegam mais famílias com o instinto empreendedor, ampliando a indústria, a pecuária e o comércio local. Com pouca infra-estrutura urbana - conta apenas com um escritório do IDAM/Codesav, uma escola estadual, uma municipal e um posto de saúde - Matupi sofre com a deficiência de comunicação como telefone e internet, além de não possuir telefonia móvel.
Como chegar?
Localizada a 180 quilômetros da cidade de Humaitá e a 200 quilômetros da cidade de Apuí, só existem duas formas para chegar à comunidade de Santo Antonio do Matupi: por via aérea ou terrestre. Algumas empresas aéreas fazem vôos fretados saindo de Manaus/AM ou de Porto Velho/RO em aviões de pequeno porte.
Pela via rodoviária, cinco empresas de transporte de passageiros atuam na região: a Viação Apuí, com trajeto de Porto Velho/RO, Humaita/AM, Matupi/AM e Apuí/AM; Viação Amazônia Turismo, com trajeto de Ji-Paraná/RO, Porto Velho/RO, Humaita/AM, Matupi/AM e Apuí/AM; e Maravilha Turismo, Batista Turismo e SiqueiraTur, com trajeto de Humaita/AM a Matupi/AM).
5 comentários:
Pra quem viu há alguns anos atrás e volta a rever, com certeza vai notar significativa diferença.
A vida passa meu amigo e Santo Antonio do Matupi cresce a olhos vistos. Não demora muito pra este lugar virar Município de Santo Antonio do Matupi.
Obs. Mas que mulheres lindas hem!?!?!?!?!?!?!?!?!?!
E esse "negócio" de índio cobrar pedágio??????????????????????????????????????????
ÍNDIO NO BRASIL FAZ O QUE QUER, SEM TER PUNIÇÃO. TAÍ UM PEDÁGIO ARQUITETADO POR BRANCOS QUE AGORA NÃO SE CONSEGUE ACABAR, PQ O GOVERNO FAZ VISTA GROSSA PRA NAO TER QUE PAGAR, OU MAQUEAR O QUE DIZEM Q GASTAM COM OS BENEFICIOS QUE CRIARAM PRA ELES.
esse pedágio eh só um meio de fomentar as armas, drogas, bebidas e veiculos que eles possuem hoje.
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